segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

China passa os EUA no posto de maior mercado de automóveis do mundo

SÃO PAULO – O mercado chinês de automóveis ultrapassou o norte-americano e tomou para si o posto de maior do mundo: em 2009, foi registrado no país um aumento de 46% nas vendas de carros em relação ao ano passado, segundo a Associação Chinesa de Fabricantes Automobilísticas.

No total, 13,6 milhões de unidades foram vendidas. A expansão deve-se, além do crescimento econômico do país, ao plano do governo de fomento à demanda interna, que cortou pela metade os impostos incidentes sobre vendas de automóveis novos e ofereceu o equivalente a US$ 732 milhões para que a população trocasse seus carros antigos.

Em 10 de dezembro do ano passado, o governo anunciou planos de retirada das medidas. No entanto, a previsão dos analistas é de que o mercado chinês continue aquecido, em parte, devido ao enorme potencial que ele ainda reserva: o país possui uma média de 35 veículos por cada mil chineses, ao passo que este número nos EUA chega a 800.

Por falar em EUA, por lá, as estatísticas contabilizadas no ano passado não são animadoras. O maior mercado de automóveis do mundo há mais de um século registrou uma queda de 21% em suas vendas, totalizando 10,4 milhões de unidades. O valor é o menor desde 1982.

Investimentos
Não à toa, automobilísticas norte-americanas vêm elevando seus investimentos na China, onde as perspectivas aparentam ser mais promissoras. A General Motors marcou um crescimento de 67% em suas vendas no país asiático no ano passado, atingindo um recorde de 1,83 milhão de veículos.

A Ford deverá investir US$ 490 milhões na instalação de uma terceira planta na China. As europeias também estão de olho no potencial do mercado chinês: a Volkswagen é uma delas, tendo anunciado planos de investir € 4 bilhões (US$ 5,7 bilhões) no país em 2011.

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